Tão Pouco... Tão Muito!

Ao longo dos últimos anos temos procurado apoiar alguma iniciativa de Responsabilidade Social, organizada pelo SINSESP ou por nossos parceiros.

O Grupo apoiado por nós, atualmente, é o Tão Pouco… Tão Muito!, sem vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver, criar recursos, implementar e divulgar projetos e ações voluntárias de caráter social.

O movimento Tão pouco…tão muito! teve início em novembro de 2015, quando fizeram a primeira ação junto a moradores de rua da cidade de São Paulo, distribuindo lanches e conversando muito com eles. Essa ação acontece um domingo por mês. Além dos moradores de rua, arrecadam doações de alimentos, roupas e brinquedos pra a creche “Cantinho da Tia Lourdes“.

Hoje eles contam com os seguintes projetos:

• Projeto Alimenta Ação;
• Projeto Humaniza Ação;

Vamos espalhar carinho, olhar nos olhos, ouvir com o coração, compartilhar experiências e inspirar vivências! Participe conosco dessas ações!

Mais informações: www.taopoucotaomuito.com.br ou [email protected]

Para acompanhar, siga a página no Facebook: www.facebook.com/taopoucotaomuito/

ECOEFICIÊNCIA - Ecoe esta ideia!

PROJETO DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO AUTOSUSTENTÁVEL

Adaptado do modelo Yázigi – Escola de Inglês

O desenvolvimento de ações sociais e a cidadania devem ser preocupações de todos nós!

Vamos começar uma Campanha pela Cidadania e desenvolvimento autosustentável que agregará valor a cada um e ajudará a cuidarmos do planeta: ECOEFICIÊNCIA: Ecoe esta idéia!

 

O que é Ecoeficiência?

A Ecoeficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais e que forneça, paralelamente, benefícios econômicos.

A Ecoeficiência propõe uma reflexão sobre as práticas cotidianas que resulta em mudanças de atitudes baseadas em mensuração dos resultados.

Concentra-se em oportunidades de negócios e permite às empresas tornarem-se mais responsáveis do ponto de vista ambiental e ainda mais lucrativas.

Incentiva a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade.

No entanto, ela pode ser facilmente entendida e aplicada pelos cidadãos em seus hábitos cotidianos. Pequenas ações que transformam o mundo!

Estimular a mudança de comportamento no dia a dia das pessoas e a popularização da Ecoefiência pode ser um hábito de todos nós!

Quais são os elementos da Ecoeficiência?

Reduzir o consumo de materiais
Reduzir o consumo de energia
Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas
Intensificar a reciclagem de materiais
Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis
Prolongar a durabilidade dos produtos
Agregar valor aos bens e serviços

 

O que é o Ecotermômetro?
O Ecotermômetro – É um instrumento de medição que indicará o nosso grau de envolvimento na campanha. Para simbolizar nossa preocupação com o Aquecimento Global, o ecotermômetro será alimentando mensalmente, quantificando o consumo de energia, água, copos descartáveis, etc.

Não: ao aquecimento global.

Sim: a uma temperatura adequada para todos!

O que fizemos no Sinsesp?
Baseado nos componentes para identificar a ecoeficiência empresarial segundo o WBCSD (1992), o SINSESP escolheu cinco itens para economizar 10%: energia, água mineral, água encanada, papel A4 e copo descartável. Por meio de palestras e e-mails semanais denominados “Ecodicas”, os 11 colaboradores do SINSESP foram conscientizados a desenvolver novos hábitos de comportamento, visando o consumo consciente dos cinco itens escolhidos.

Vejam nossos números: 

Itens Quantidade 2008 Quantidade 2009 – março
Energia 29.040 Kw/h 6.480 kw/h
Água Mineral – garrafão 145 galões 38 galões
Água encanada 492 m³ 107 m³
Papel A4 35.000 un/ano 28.500 un/ano
Café – copos 5.000 un/ano 5.000 un/ano
Água – Copos Descartáveis 25.000 un/ano 5.000 un/ano
Total

Meta proposta: redução de 10% por cento
A meta deve ser estabelecida pela equipe, mas devemos entender que quanto mais conseguirmos melhor para todos nós! Pois a economia conquistada ajuda o planeta.

Por isso, comece já e para o que pode é deve ser feito, vamos para o espaço EcoDicas que semanalmente circulará uma nova.

ECODICAS

Desabilite seu screen saver cheio de efeitos especiais. O monitor ligado, mesmo com aquele descanso de tela bacana, é responsável por até 80% do consumo do computador. Configure sua máquina para o modo de economia de energia. Assim, ele vai desligar automaticamente toda vez que você se ausentar.

Os aparelhos que ficam dia e noite em modo stand by são mais uma nova invenção em nome do conforto. Só esqueceram de dizer que isso consome energia sem necessidade. Puxe a tomada de todos eles quando não estiverem em uso e tenha certeza: o valor de sua conta de luz vai cair bastante.

ECOcobrança!

Cada um deve ver se a atitude do outro está compatível com a proposta. Por isso, podemos apagar as luzes quando não estivermos na sala, desligar os computadores no horário do almoço (cuidado com documentos a salvar), usar o copo de água mais de uma vez, adotar copos de vidro, se preferir, economizar nas cópias impressas.

Só não podemos ser chatos e intransigentes. Esta cobrança deve ser delicada e sutil, como nossa preocupação com o meio ambiente.

Conto com todos vocês! ECOabraços!

Isabel Cristina Baptista – Presidente

 

Mais informações:
Luciana Esteves (Yázigi) – (11) 2132-7456 / 2132-9600 [email protected]

Para saber mais sobre a Campanha de Cidadania Yázigi – Ecoefficiency 2009, acesse:
www.yazigi.com