Histórico do Congresso Internacional de Secretariado (COINS)

Com a primeira edição realizada em 2011, o COINS consolidou-se como o maior, o mais tradicional e o melhor evento bienal internacional de Secretariado no Brasil, unindo palestrantes nacionais e internacionais para falar sobre avanços e novidades do mundo corporativo que impactam diretamente na rotina de profissionais de Secretariado e Assessoria Executiva.

A seguir, apresentamos um breve resumo de cada uma das seis edições realizadas até 2023:

---------------

COINS 2011 – WTC Events Center – 28 e 29 de outubro de 2011 – São Paulo, São Paulo, Brasil
Tema central: “YOUR TICKET TO THE FUTURE” – Potencialização das Competências Secretariais

Objetivo da edição: Levar ao profissional de secretariado um cenário representativo das principais tendências da atualidade, com características de ótimo potencial de aplicação prática e de alto impacto nas suas competências, nos seus recursos, na sua eficácia e no valor – tanto do seu préstimo como – estratégico, para as diversas esferas ou setores econômicos, âmbitos ou posições no organograma das instituições/estruturas e níveis de sua atuação profissional.
Trazer referências, informações sobre o cenário e o desenvolvimento da categoria profissional em outros países, promovendo o intercâmbio – com os de maior desenvolvimento, para absorver experiências e tomar conhecimento de conquistas práticas e objetivas; e para com os de menor desenvolvimento, contribuir com a categoria – nas múltiplas realidades mundiais.

Objetivo interno – para o SINSESP: estabelecer no COINS 2011, evento de programação bienal no Calendário Oficial do SINSESP, a principal data referencial para o conhecimento, atualização, intercâmbio e alinhamento com as principais tendências internacionais em inteligência de gestão e negócios de interesse para a categoria profissional.

Dados gerais da edição: mais de 400 profissionais, entre brasileiros e estrangeiros, participaram do COINS 2011, realizado na cidade de São Paulo/SP.
Assuntos que estiveram em evidência nessa edição: Globalização e Secretariado Internacional, Inteligência Competitiva, Economia e Sustentabilidade, desenvolvimento das competências científicas, técnicas e comportamentais.
O evento promovido pelo Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (Sinsesp) contou com a presença de 16 Estados brasileiros (Amapá, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo) e dos países: Angola, África do Sul, EUA e Portugal.
O objetivo central dos trabalhos foi estabelecer um paralelo entre as realidades da profissão de secretário/secretária (similaridades e diferenças) em cada país presente e discutir a formação, qualificação e empregabilidade do profissional no Brasil.
Alguns palestrantes dessa edição foram: Miriam Leitão, Sergio Abranches e Steven Dubner.

---------------

COINS 2013 – Campos do Jordão Convention Center – 21 a 23 novembro de 2013 – Campos do Jordão, São Paulo, Brasil
Tema central: “INNOVATION: that is the name of the game” – Secretariado Multicultural: uma construção coletiva

Objetivo da edição: contextualizar o profissional de Secretariado em um cenário inovador e multicultural, possibilitando sua inserção, cada vez maior, em ambientes organizacionais interconectados e de alto impacto nas suas competências.
Promover o intercâmbio com múltiplas realidades mundiais, oportunizar o desenvolvimento de networking e a troca de experiências, agregando valor pessoal e profissional.

Dados gerais da edição: 421 profissionais, entre brasileiros e estrangeiros, participaram do COINS 2013, realizado na cidade de Campos do Jordão/SP.
Com o tema Inovação – Secretariado Multicultural, os assuntos abordados nessa edição, visando o aprimoramento dos participantes no desenvolvimento de suas competências e habilidades, foram: O poder da Inovação na Carreira, Competência Intercultural, Estratégia e Gestão internacional, Cases de Inovação, Identidade Científica em Secretariado, BSC (Balanced Score Card), Sustentabilidade e Gestão de Carreira, Gestão de Projetos, Relações Institucionais, Implantação de Projetos Sustentáveis, Suas Línguas, suas Linguagens, The Case of the Executive Assistants e Redes Sociais.
O evento promovido pelo Sinsesp contou com a presença de 21 Estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e São Paulo) e dos países: Angola, Canadá, EUA e Portugal.
O objetivo central dos trabalhos foi tratar do tema Inovação, pois em um mundo interconectado e sem fronteiras, com forte ênfase em ambientes colaborativos, o que se espera é que o Profissional de Secretariado seja especialista, mas, ao mesmo tempo, interdisciplinar, multifuncional, suportando bem as pressões e que se adapte aos processos interculturais.
Alguns palestrantes dessa edição foram: Viviane Mosé, Manuel Portugal, Andrea Sebben, Melba Duncan (Estados Unidos da América) e Equipe Santa Gente.

---------------

COINS 2015 – Mendes Convention Center – 20 a 22 de agosto de 2015 – Santos, São Paulo, Brasil
Tema central: O DNA do Secretariado: competências e desafios exigindo um Novo Repertório

A essência de uma profissão – e também do profissional que a escolhe – é constituída por “genes” que o diferenciam dos demais. O DNA do Secretariado vem, ao longo dos tempos, se cristalizando, porém, sem deixar de inovar constantemente e se adaptar às exigências do mundo corporativo.
Associar, questionar, observar, cultivar networking e experimentar são Competências – e ao mesmo tempo Desafios – para os quais o Profissional de Secretariado deve se direcionar para ampliar seu repertório, fazer sinapses inteligentes e atuar no que é relevante.
Esse foi o ponto de partida para o COINS 2015, um evento que trouxe os maiores especialistas nos temas abordados. Uma oportunidade única de atualização, conhecimento, networking. 

Dados gerais da edição: 417 profissionais participaram do COINS 2015, realizado na cidade de Santos/SP.
Com o tema central “DNA do Secretariado – Competências e Desafios exigindo um novo repertório”, o congresso explorou em seu programa conteúdos relacionados às atividades técnicas, motivacionais, tendências, científicas e, ainda, chamando a atenção de cada participante para a sua qualidade de vida. Contou com 31 palestrantes, tornando-se referência como maior evento do Secretariado, em sua terceira edição.
O COINS 2015, promovido pelo Sinsesp, contou com a presença de 19 Estados brasileiros (Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo) e dos países: Angola, Argentina, Reino Unido, EUA e Portugal.
Durante o Congresso, foi realizado como atividade simultânea o 1º Simpósio Nacional de Educação em Secretariado – para a discussão de estratégias e compromissos em prol da profissão de Secretariado e Validação da Carta de Santos.
Esse Simpósio contou com a participação de 48 pessoas, representando os Estados de São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Sergipe, Pará, Amapá e Roraima.
Considerando o risco da sustentabilidade da profissão de secretário/secretária, o objetivo central dos trabalhos foi discutir a realidade do ofício como profissão, garantindo a formação e a empregabilidade no Brasil.
Alguns palestrantes dessa edição foram: Vitor Gonçalves (Portugal), Lucy Brazier (Inglaterra), Pepita Soler e Stefi Maerker.

---------------

COINS 2017 – Maksoud Plaza Hotel – 26, 27 e 28 de outubro de 2017, São Paulo, São Paulo, Brasil
Tema central: O Empoderamento do Secretariado: Protagonizando o Presente e o Futuro

Como o Profissional de Secretariado promoverá o empoderamento para ser capaz de protagonizar sua própria história?
Como é o nosso trabalho de hoje e como será no Futuro?
Ao escolher e exercer uma profissão, cada um de nós busca sua própria identidade e pertencimento, colocando seus saberes a serviço de uma sociedade mais justa e sustentável.
Saber ser? Saber Estar? Saber Fazer? Saber conhecer? Você sabe?

Dados gerais do evento: 503 profissionais, estudantes e pesquisadores participaram do COINS, realizado na cidade de São Paulo/SP, entre os dias 26 e 28 de outubro.
O congresso explorou em seu programa conteúdos relacionados às atividades técnicas, motivacionais, tendências e científicas circunscritas neste eixo temático. Contou com 31 palestrantes/facilitadores, e referência como maior evento do Secretariado consagrado pelo próprio público.
O COINS, promovido pelo Sinsesp e pelo DEVELOP (Centro de Desenvolvimento Profissional), contou com a presença de 22 Estados brasileiros (Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo) e Distrito Federal. E dos países: Chile, Espanha, Estados Unidos da América e Portugal.
Durante o Congresso também foram realizadas duas atividades simultâneas relevantes para a área: 2º Simpósio Nacional de Educação em Secretariado – para a discussão de estratégias e compromissos em prol da profissão de Secretariado e validação da Carta de São Paulo -, e ainda o 1º Fórum Nacional dos SecretáriOs – cujo foco foi discutir sobre a participação masculina no Secretariado.
Alguns palestrantes dessa edição foram: Daniel Luz, Enoque Raposo, Odete Reis, Carla Tieppo, Suzana Casanova (Portugal), Glòria Gratacòs (Espanha), Nayara Bermudez (Estados Unidos da América) e Eugênio Mussak.

---------------

COINS 2019 – Maksoud Plaza Hotel – 17, 18 e 19 de outubro de 2019, São Paulo, São Paulo, Brasil
Tema central: Das inteligências múltiplas à inteligência artificial: como utilizar a seu favor e de sua carreira

O objetivo da edição: Debater sobre os maiores desafios da profissão e compartilhar as alternativas encontradas por profissionais de grandes empresas para atuar de forma mais estratégica, obter o reconhecimento da alta gestão, lidar com diferentes perfis de público. Oferecer informação sobre mercado e tendências a fim de desenvolver competências, implementar novas técnicas de gestão, além de promover o encontro de profissionais da mesma área para troca de experiências.

Dados gerais da edição: 459 pessoas nos três dias no evento. Sendo: 311 inscritos no COINS e workshops, 36 pessoas inscritas na grade científica, 31 pessoas na prestação de serviços, 28 pessoas no staff e Comissão, 15 palestrantes e 38 expositores para 11 estandes na EXPO COINS.
O congresso explorou em seu programa conteúdos relacionados à oratória, viagens, Scrum, inteligências múltiplas, Inteligência Artificial, O Futuro do Trabalho & Trabalho do Futuro e Empreendedorismo.
O COINS, promovido pelo Sinsesp e pelo DEVELOP (Centro de Desenvolvimento Profissional), contou com a presença de 19 Estados brasileiros (Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo) e Distrito Federal. E dos países: Angola, Espanha, Estados Unidos da América e África do Sul.
Nessa edição do evento aconteceu, também, o III Focos – Fórum do Comitê de Secretariado do Distrito Federal, coordenado por Jefferson Sampaio, Kellen Torres e Michelle Soares.
Alguns palestrantes dessa edição foram: Augusto Dutra Galery, Claudius D’Artagnan, Érika Martín (Espanha), Lala Deheinzelin, Lígia Zotini, Susan Berkley (Estados Unidos da América), Valdemar Setzer e Zelda La Grange (África do Sul).

---------------

COINS 2023 – Teatro Ulysses Guimarães (UNIP) – 15 e 16 de julho 2023, Brasília/DF, Brasil
Pilares: Mentalidade Estratégica, Governança Ambiental, Social e Corporativa – ESG e Saúde & Qualidade de Vida no Trabalho

Diferentemente das edições anteriores, que tinham um tema central, o programa do COINS 2023 foi organizado em cima de pilares, quais sejam: Mentalidade Estratégica, Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e Saúde & Qualidade de Vida no Trabalho.
Outra mudança dessa última edição foi que o evento deixou de ter o Sinsesp e o DEVELOP como promotores principais, que passaram a ser secundários, tendo como central a Sampaio Secretarial Concept, na pessoa de Jefferson Sampaio de Moura, de Brasília/DF. Outra novidade foi que o COINS aconteceu no fim de semana, sábado e domingo. 

Dados gerais da edição: participaram do evento 468 pessoas, sendo: 292 no presencial e 176 no on-line.
O COINS, promovido pela Sampaio Secretarial Concept, pelo Sinsesp e pelo DEVELOP, contou com a presença de 19 Estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo) e Distrito Federal. E dos países: Angola, Costa Rica, Estados Unidos da América e Portugal.
Alguns palestrantes dessa edição foram: Kiko Campos, Fabricio Stocker e Ana Sofia Fernandes.

---------------