O uso de ferramentas de inteligência artificial pode facilitar muito a rotina no trabalho.
Talvez você ainda não se dê conta, mas ela já faz parte da sua vida!

Máquinas que realizam tarefas como seres humanos. Computadores desenvolvendo atividades específicas e precisas baseadas em dados e padrões. Se o que vem a sua cabeça são filmes como Matrix, Ex-Machina ou o adorável Ela, pare e reveja os seus conceitos: a realidade artificial não está apenas nos longas de ficção de Hollywood. Ela já faz parte da sua vida! E mais, você pode tirar muito proveito das ferramentas de inteligência artificial para facilitar as tarefas do seu dia a dia, inclusive no trabalho.

E não estamos fazendo uma projeção do futuro, uma vez que o uso de ferramentas de inteligência artificial já vem sendo adotado por muitas empresas. Segundo estudo da consultoria BCC Research, os investimentos no setor em 2019 somaram US$ 15, 2 bilhões, o que representa um aumento médio de 20%, comparado aos anos anteriores.

Ou seja, quem ainda não utiliza essa tecnologia no seu negócio, corre o risco de ficar para trás.

As ferramentas de inteligência artificial que já fazem parte da sua rotina

É preciso desmistificar o uso das ferramentas de inteligência artificial. Afinal, ela não envolve apenas robôs e programas complexos. Já é algo que está ao alcance das suas mãos. Confira algumas situações em que a IA já fez parte da sua vida e você nem se dá conta.

Correção ortográfica e sugestão de frases no smartphone – Sabe quando você escreve algo no smartphone e o corretor ortográfico corrige uma palavra ou sugere como completar uma frase? Pois bem, esse é um mecanismo de inteligência artificial que capta os hábitos do usuário e passa a entender as palavras mais comuns, fazendo as sugestões necessárias.

Inteligência artificial no atendimento da empresa – As pessoas querem entrar em contato com as empresas com a mesma agilidade que se comunicam com os seus amigos. Por isso, a automação no atendimento ao cliente é uma prática cada vez mais comum. Em algum momento você já deve ter se deparado com um chatbot, que é um programa que simula a fala humana e torna o atendimento mais eficiente e reduz o tempo de espera.

Processamento de voz para executar tarefas – Um exemplo claro dessa ferramenta de inteligência artificial é a Siri do Iphone, mas ela não é a única. Outras assistentes digitais como Alexa, Cortana e Google Assistant também lançam mão da IA para executar tarefas ou fornecer informações específicas.

Reconhecimento facial – Parece bruxaria, mas é tecnologia. O Google Fotos é capaz de agrupar imagens de pessoas usando o reconhecimento facial. Isso pode ser muito útil para os assistentes organizarem imagens dos funcionários e diretores de empresas em eventos ou congressos, sem ter que separar e identificar todas as fotografias manualmente.

Integração de sistemas- Normalmente, uma empresa de grande porte utiliza várias plataformas para controlar seus processos. Por meio de ferramentas de inteligência artificial é possível criar uma integração inteligente entre áreas diferentes, como sistema de gestão financeira, CRMs para o relacionamento com o cliente e softwares de venda.

Humanos x Robôs: uma batalha que você só vai ver nos filmes 

Toda a tecnologia das ferramentas de inteligência artificial existe para ser uma aliada da força humana de trabalho e não para jogar contra ela. A ideia é que o potencial do profissional seja aplicado em tarefas que demandam criatividade, versatilidade, capacidade de improvisação e pensamento estratégico.

Enfim, a inteligência artificial está aí para armazenar dados, cruzar informações, automatizar processos e otimizar o tempo valioso dos funcionários. E também dos Profissionais de Secretariado.

 

Por Assessoria em Marketing SINSESP e COINS

 

Comente usando o Facebook