Você conhece a metodologia Scrum? Veja o que é, quais são os seus benefícios e se ela pode ser aplicada no secretariado.

Você já ouviu falar na técnica Scrum? Ela é uma metodologia que permite fazer uma gestão completa e um bom planejamento de projetos, recurso fundamental, para ajudar no dia a dia de quem vive no ambiente do secretariado.

O software permite diversas aplicações na rotina da secretária e do secretário, otimizando o seu tempo e ajudando a organizar melhor as suas tarefas e prioridades. Ele é essencial, principalmente, quando o profissional do secretariado atende mais de um gestor ou executivo, devido a ter muitas tarefas diferentes que precisa lidar ao mesmo tempo.

Vamos aprender mais sobre o Scrum e como ele facilita o dia a dia do secretariado? Continue a leitura e confira!

Entenda como funciona o Scrum
A metodologia está ganhando mercado por estimular a colaboração, a capacidade de adaptação e a inovação. Confira e compare com suas atribuições, as competências essenciais para atuar nesse novo estilo de trabalho. Hoje as empresas precisam ser capazes de reagir rapidamente a eventos e oportunidades, e as velhas formas de trabalhar são lentas para possibilitar este processo.

Atitudes ágeis para o desenvolvimento prático e produtivo em seu comportamento: Ser mais Flexível – redefinir o planejamento em tempo real – com agilidade, pensando em alternativas quando um problema ou uma ideia nova aparece. A humildade é essencial para reconhecer que erramos e que não temos as melhores respostas.
Reavaliar seu trabalho, com frequência, integra seu perfil profissional, pedindo mais flexibilidade e autonomia. Cada dia mais as empresas precisam de pessoas capazes de enfrentar problemas complexos. Colaborar Mais e Competir Menos – cooperação, trabalho em equipe e diversidade de pensamentos e perfis são comportamentos que ajudam o time a atingir o sucesso.

Noção de unidade e não de individualismo, é uma postura para o trabalho colaborativo. Debater, discutir, discordar da ideia do outro e mudar de opinião é importante para a excelência do resultado final.

Definir o que fazer primeiro – as multitarefas geram um prejuízo enorme para a concentração. Vivemos num mundo que exige que a gente dê conta de várias coisas ao mesmo tempo. E o custo da interrupção é levar o dobro de tempo para concluir. Com o Scrum, continuaremos fazendo várias coisas, mas focados em uma de cada vez.
Veja quais são os principais benefícios do Scrum

O método Scrum vai muito além do TI, por isso, é sempre necessário estudar sobre o assunto para conquistar os melhores resultados para a sua empresa.

O Scrum acelera as equipes, mas não pela pressão, e sim removendo as barreiras que diminuem a velocidade de entrega das pessoas. O que acontece na maioria das empresas é que os profissionais estão trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo, as equipes são interrompidas recorrentemente.
O método oferece uma estrutura que interrompe essa loucura, que todo mundo conhece, mas ninguém quer admitir.
• melhora a qualidade de vida no trabalho;
• acilita o dia a dia organizacional;
• faz com que a equipe esteja sempre alinhada;
• evita o esquecimento de detalhes importantes;
• centraliza todas as informações em um único lugar;
• favorece a mensuração de resultados mais rápida em cada etapa;
• promove a integração do time;
• cria uma cultura de comunicação;
• estimula a troca de ideias entre os participantes;
• reforça a liderança.

Saiba quando você deve utilizar o Scrum
A metodologia do Scrum pode ser adaptada para diversos tipos de negócio. No entanto, é necessário ter um conhecimento básico em tecnologia e tirar um tempo para estudar como aproveitar o melhor da plataforma para a sua empresa. Afinal, o uso correto da ferramenta é o que vai determinar se ela vai ajudar ou dificultar o seu dia a dia!

Por isso, para quem não conhece nada da plataforma, indica-se iniciar com apenas um projeto para compreender melhor as suas funcionalidades e comparar com os métodos tradicionais de organização. Depois, você consegue mensurar se a ferramenta é boa para o seu caso e pode adicionar mais projetos aos poucos, até sentir confiança em automatizar toda a sua rotina.

Neste post, você aprendeu o que é Scrum, como funciona, quais são os seus benefícios e também se ele pode ser aplicado no secretariado. Você já conhecia o Scrum? Utiliza o recurso no seu dia a dia? Quais são as suas impressões com a técnica? Comente neste post.

Assessoria de Imprensa SINSESP/DEVELOP/COINS

Comente usando o Facebook