Saiu o The Future of Jobs Report 2023, que “[…] se baseia em um conjunto de dados exclusivo de dados que abrangem as expectativas de uma ampla ampla seção transversal dos maiores empregadores do mundo em relação às tendências e direções de emprego para o período de 2023 a 2027 […]”.

No documento é possível encontrar o seguinte trecho: “Os especialistas em IA e aprendizado de máquina estão no topo da lista de empregos de rápido crescimento, seguidos por e Analistas de Business Intelligence. A maioria das funções de crescimento mais rápido na lista são funções relacionadas à tecnologia. A maioria dos cargos com em declínio são funções de escritório ou secretariado […]”.

Fonte: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023.pdf

Apesar desse contexto, é preciso pensar em como mitigar esses impactos.

A BBC Brasil publicou uma matéria intitulada “Os profissionais que temem perder seu emprego para a inteligência artificial”. Abaixo, reproduzimos um trecho:

“Em vez de entrar em pânico com a possibilidade de perder seus empregos para as máquinas, eles devem investir em aprender como trabalhar lado a lado com a tecnologia.
Os especialistas acreditam que, se os profissionais a tratarem como recurso e não como ameaça, eles se tornarão mais valiosos para os potenciais empregadores, o que irá reduzir a sua ansiedade.”

Link para a matéria completa: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn4rvelpmejo

Comente usando o Facebook