Gestão de Viagens é para ter ROI?

Você já parou para pensar na relação entre o retorno sobre o investimento e a gestão de viagens? Entenda mais sobre o assunto lendo o nosso post completo!

Return on investiment (ROI), ou retorno sobre o investimento, é um Key Performance Indicator (indicador-chave de desempenho). O ROI é uma métrica que as empresas adotam para conferir se ganharam ou perderam dinheiro em uma determinada ação. Ele pode ser aplicado em diversos segmentos, tais como: marketing, estratégias em mídias sociais e também na gestão de viagens.

Afinal, é preciso conferir se as viagens que a equipe realiza estão, de fato, tornando-se uma mola propulsora para a expansão dos negócios ou se a empresa está apenas tendo prejuízos, você concorda?

Você já tinha parado para pensar na importância e na relação do ROI com a gestão de viagens? Vamos conferir mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

Veja quais são os benefícios de calcular o ROI na gestão de viagens

Ao calcular o ROI você analisa se os recursos utilizados estão sendo eficientes, além de verificar o desempenho de cada estratégia. Lembrando que quando uma ação é bem planejada, a viagem traz diversos benefícios para qualquer tipo de negócio.

Afinal, é possível fortalecer os relacionamentos, conhecer novos colegas e profissionais do secretariado, fortalecer a sua marca e promover o networking. No entanto, de nada adianta investir R$ 10.000,00 em uma viagem e ter um prejuízo de R$ 9.000,00, certo?

Por isso, para que a sua organização não saia no vermelho é fundamental saber como calcular o retorno sobre o investimento em viagens corporativas. Afinal, elas costumam comprometer grande parte do orçamento das empresas. Portanto, calcular o ROI corretamente é ter a certeza de mensurar os resultados de uma maneira eficaz.

Para isso, é fundamental que a empresa tenha uma política e normas claras sobre a viagem com todos os seus profissionais do secretariado. Somente assim, tem a certeza de que todos estão em sintonia com a realidade da organização e com a cultura empresarial.

Lembre-se de que quando a empresa envolve os profissionais na tomada de decisão estratégica, o time costuma colaborar mais em prol de trazer resultados positivos para a marca.

Entenda como calcular o ROI na gestão de viagens – Na realidade, calcular o ROI na gestão de viagens não é um bicho de sete cabeças. A lógica é muito simples: para que a viagem seja um sucesso é preciso que, pelo menos, o investimento se pague em longo prazo.

Veja um exemplo de como calcular o ROI na gestão de viagens: você precisa listar todos os gastos (translado, passagens, marketing, hospedagem, alimentação e outros) e subtrair com o ganho investido (um cliente novo, um contrato fechado, um fornecedor mais barato e outros).

Utilize a seguinte fórmula:

ROI = (ganho obtido – investimento)/ investimento

Por exemplo, imagine que a viagem lucrou R$ 5.000,00 e o investimento inicial foi de R$ 1.000,00. Assim:

ROI = (R$ 5.000,00 – R$ 1.000) / R$ 1.000 = 4

Nesse caso acima, retorno sobre o investimento foi de quatro vezes mais em relação ao valor investido no início. Ah! O ROI costuma ser representado por uma porcentagem, portanto, é só multiplicar o valor final por 100. Assim, o ROI calculado seria de 400%.

Você costuma calcular o ROI nas viagens da sua empresa? Conte para nós!

Assessoria de Imprensa SINSESP/DEVELOP/COINS

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