Estamos na Era do Empreendedorismo. E Você sabe ou quer empreender?

Você viu que o número de empreendedores triplicou no Brasil em menos de 10 anos, passando de 14,6 para 49,3 milhões? Esses dados comprovam que estamos vivenciando essa era do empreendedorismo. Os empreendedores estão, cada vez mais, quebrando paradigmas e criando um mundo oportuno para o desenvolvimento de sua marca no mercado.

Não podemos ignorar: uma era do empreendedorismo já chegou. E você? Sabe o que fazer do cenário Não? Então, confira algumas dicas para que você possa desenvolver essa habilidade e se tornar um empreendedor de sucesso!

Tenha a paixão por aquilo que você faz

Você já ouviu a expressão: escolha um trabalho que você gosta e você nunca mais vai precisar trabalhar na vida? Pois bem! Saiba que a área do empreendedorismo é exatamente assim.

Por que, o primeiro passo é ter certeza de estar na área em que você mais ama e tenha paixão por ela.

Desenvolva um plano de negócios

É fundamental ter um planejamento muito estruturado para começar um novo negócio. Por isso, não é melhor do que fazer um plano financeiro detalhado, médio e longo prazo.

Para construir um plano de negócios, leia mais sobre o empreendedorismo, troque uma ideia com as pessoas que estão na sua área, participe de cursos e treinamentos e esteja sempre de olho nas tendências e inovações.

Comece aos poucos

Jamais largue seu emprego atual e invista todo o seu dinheiro em um negócio que você não tenha certeza do que está certo. Aliás, você pode ser empreendedor no seu trabalho atual. Em todas as empresas há muitas necessidades para serem implementadas, vários problemas para serem solucionados, muitos “nichos” esperando que alguém assuma como “mentor”. A polivalência do profissional de secretariado capacita para esse olhar diferenciado. Basta ter a atitude de escolha e de colocar a mão na massa.

O que é mais importante é abrir e seguir e aperfeiçoar o plano de negócios conforme as dificuldades e oportunidades principais surgindo.

Invista sempre em boas pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta de gestão que ajuda a identificar os pontos fortes e fracos das organizações. Então, tenha a certeza de que ela será uma excelente aliada no seu planejamento.

Você pode iniciar aplicando essa ferramenta para conhecer as reais necessidades do seu público e conferir se o seu empreendimento é viável ou não. Depois que você abrir a empresa, pode continuar investindo nas pesquisas para avaliar em quais aspectos a sua marca pode melhorar.

Lembre-se de que não existe nenhuma receita de bolo para ser um empreendedor de sucesso. No entanto, tenha a certeza de que ouvir o seu cliente é uma grande oportunidade para aperfeiçoar o seu negócio com base em dados reais de quem mais importa: o seu público.

Tenha persistência

Tenha a consciência de que nem tudo sairá conforme você espera. Por isso, é importante ter persistência e ser otimista, conhecendo a realidade do mercado e não desistindo dos seus sonhos.

Invista em bons relacionamentos e firme algumas parcerias que realmente ajudem a desenvolver o potencial da sua empresa. Seja criativo, inovador e esteja sempre à frente da concorrência.

 

Agora que você leu esta matéria sobre a era do empreendedorismo, que conferir outro material sobre o assunto?

A indicação é do livro: Aprenda a Empreender – antes que o mercado exija – Autores: Claudius D’Artagnan Barros; Marco A. Oliveira e Pedro Grawunder

 

Junho 2021

Comente usando o Facebook