Iniciando pelos requisitos desejáveis do empreendedor.
Ser considerado um empreendedor de Negócios, Social (3º setor), ou mesmo, Corporativo, também conhecido como Intraempreendedor (Gifford Pinchot III– 1978), pressupõe-se conformidade a alguns requisitos, que costumam chamar de vocação. Um deles é a capacidade e disposição para o gerenciamento de Riscos (Richard Cantillon -1725) considerando, principalmente, a gestão dos negócios em períodos de incerteza e instabilidade econômica. Outro requisito fundamental é a predisposição do empreendedor em conviver com Mudanças (Jean Baptiste Say – 1830), seja em ambientes de cenários imprevisíveis, seja de alternância de contexto no âmbito dos negócios. E os requisitos não param por aí.

O talento (ou índole) para Inovação (Joseph Schumpeter – 1930) tem sido considerado aspecto essencial no portfólio de quem almeja êxito como empreendedor. A aplicação dos atributos da criatividade e da inovação convergem sempre para utilização de ideias na obtenção de resultados eficazes. Por fim – na despretensiosa opinião deste autor, o requisito indispensável além dos três anteriormente citados, é o Conhecimento (Peter Druker – 1970). Entendemos que sem investimentos sólidos na cultura do saber e na visão holística dos negócios, nenhum empreendedor alcançará sucesso sustentável.

Empreendedor por oportunidade ou por necessidade?
Empreender por necessidade é, na maior parte dos casos, uma consequência de quem atravessa alguma dificuldade e presume o empreendedorismo como a solução para seus problemas. A perda do emprego, as dificuldades de recolocação no mercado e a diminuição da renda familiar, são alguns dos motivos que levam um profissional a tornar-se (ou tentar ser) um empreendedor. Os problemas enfrentados nesta modalidade quase sempre se deparam com a falta de capacidade gerencial e, principalmente, ausência de um Plano consistente de Negócio.

Já o empreendedor por oportunidade inicia seu negócio a partir de uma ideia e concentra todo seu talento na busca da concretização de um sonho.  É bom lembrar que essa condição por si só, não garante a imunização dos percalços. A vantagem de um empreendedor por oportunidade é um DNA com fortes indícios dos requisitos desejáveis citados no início deste texto. Entretanto, da mesma forma que o empreendedor por necessidade, a falta de um bom Plano de Negócio, pode ser o ponto de inflexão entre o êxito e o fracasso de qualquer iniciativa empreendedora, seja por oportunidade, seja por necessidade.

Enfim, não basta só talento para boas ideias é preciso planejamento!

Claudius D’Artagnan Barros

Comente usando o Facebook