Diretoria (Gestão 2016-2020)
Isabel_C_Baptista
Isabel Cristina Baptista

PRESIDENTE

Foi presidente nas Gestões 2008-2012 e 2012-2016 do SINSESP. Secretária Executiva – SRTE 73/1986, pela Unitau – Universidade de Taubaté, em 1983, antes da regulamentação da lei de secretariado. Pós-graduada em Programação Neurolinguística pela UMC – Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou em empresas de médio e grande porte. Presidente do Develop – Centro de Desenvolvimento Profissional. Editora da Revista Científica Gestão e Secretariado. Atuou como Conselheira no CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente (Biênio 2012-2014). Participou dos eventos anuais EFAM (Educational Forum and Annual Meeting), de 2010 a 2013 promovidos pelo IAAP – International Association of Administrative Professionals – realizados nos Estados Unidos da América. Foi presidente do Capítulo Brazil (consolidado em 3 de março de 2012 junto ao IAAP). Idealizadora e gestora do Congresso Internacional de Secretariado – COINS. Autora do Capítulo: “O papel das Entidades de Classe: Dados da história e conquistas atuais.” do Livro: Excelência no Secretariado.

Ana_P_Marinho
Ana Paula Lopes Marinho

VICE-PRESIDENTE

Graduada em Secretariado pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003), Pós-Graduada em Gerenciamento de Projetos pelo Centro Universitário SENAC e Mestre em Administração, com concentração em Gestão Internacional, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) (2017). Secretária Executiva – SRTE/SP n. 42.695/2006. Carreira desenvolvida nos setores farmacêutico e automobilístico, como Project Support Officer (PSO). Voluntária e Gestora do Grupo de Estudos Secretariando, do SINSESP, e Conferencista. Atuou como Gestora de Projeto no Congresso Internacional de Secretariado – COINS 2015.

francisco
Francisco Tadeu do Nascimento

DIRETOR ADMINISTRATIVO

No Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo desde 1992. Foi Presidente da entidade na Gestão 2000-2008. Foi Diretor Administrativo na gestão 2012-2016. Secretário que começou sua história no sindicalismo, advinda de outros sindicatos. Conhecimentos jurídicos sólidos e das leis trabalhistas o capacitam na continuidade desta diretoria.

Eduardo_Souza
Eduardo César Pereira Souza

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2016). Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) (2014). Secretário Executivo – SRTE/SP n. 50423/2015. Técnico em Secretariado pelo SENAC Minas Gerais – SRTE/MG n. 2214/2010. Participa dos seguintes grupos: Núcleo de Estratégia, Gestão e Estudos Organizacionais – NEGEO (CNPq/UNIFAP) e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado – GPISEC (CNPq/UFS). É associado à Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Possui artigos científicos e textos diversos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Marcela_H_A
Marcela Hosne Ardito

DIRETOR DE TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO

Secretária Executiva há 17 anos – SRTE 43.524/2007. Experiência de mais de 17 anos como Secretária Executiva Bilíngue atuando em empresas Nacionais e Internacionais de médio e grande porte. Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela FECAP (2005). Pós-Graduada em Gestão Estratégica pela UNISAL (2011). Pós-Graduada em Formação de Docentes em Administração pela FEAUSP (2014). Participante do evento COINS – Congresso Internacional de Secretariado em 2013 e 2015.

elena
Elena Kazumi Koga

DIRETORA FINANCEIRA

Foi Diretora Financeira na Gestão 2012-2016 do SINSESP. Mais de vinte anos de experiência como Secretária Bilíngue em empresas nacionais e multinacionais. Atuando no movimento sindical desde a sua criação. É Técnica em Secretariado – SRTE nº 928/1987. Diretora Financeira do Develop – Centro de Desenvolvimento Profissional.

Nancy_Goll
Nancy Goll

DIRETORA DE EVENTOS

Secretária Executiva – SRTE n. 125/1986. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e Administração Hoteleira. Possui mais de 20 anos (1979-2000) de experiência no assessoramento a Executivos de empresas nacionais/multinacionais e instituição pública municipal. Foi presidente da ASSEVAP – Associação das Secretárias do Vale do Paraíba e Litoral Norte (1986-1987) e Diretora da regional Vale do Paraíba do Sinsesp (1994-1996). Atuou como Coordenadora e Professora do Curso de Secretariado Executivo da UNIP – São José dos Campos (2006-2009). Coordenadora do DEVELOP – Comitê Aberto de Secretariado Executivo – Núcleo São José dos Campos/SP desde julho/2008. Integrante da Comissão de Temário do COINS – Congresso Internacional de Secretariado em 2011, 2013, 2015 e 2017.

Diretores Adjuntos:
Sandra_Tarzia
Sandra Regina Ferreira Tarzia

Secretária há 36 anos – SRTE n. 7.518/2011, com experiência em empresas de grande, médio e pequeno portes. Tecnóloga em Secretariado pelo Centro Universitário Uninter, com Pós-Graduação, “Latu Sensu”, em Assessoria Executiva, pela Uniítalo. Bacharel em Letras, com habilitação Plena, nas Línguas: Portuguesa e Inglesa pelas FAI, atualmente UNIFAI. Com Especialização em Linguística e Língua Portuguesa pela UNIARA, concluído em 2015. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

solange
Solange de Cássia Silvestre Costa

Foi Diretora Adjunta na Gestão 2012-2016 do SINSESP. Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. Há 25 anos atuando como secretária – SRTE nº 35.099, assessorando Diretoria e Gerência, junto às empresas de pequeno e médio porte e Instituições Financeiras.

Fernando_A_C
Fernando Aguiar Camargo

Foi membro do Conselho Fiscal na Gestão 2008-2012 e Diretor Adjunto na Gestão 2012-2016 do SINSESP. Mestre em Administração, com ênfase em Finanças, pela Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado (FECAP). Pós-Graduado em Assessoria Executiva pela FECAP; Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue pela FECAP; Secretário Executivo – SRTE nº 44.508/2008; Professor do Curso de Pós-Graduação em Assessoria Executiva na FECAP e do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue na Faculdade Sumaré. Filiado a Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), Palestrante e Instrutor de Cursos no segmento secretarial; Coautor do Livro Excelência no Secretariado, sendo um dos capítulos: O Homem e o Secretariado.

Conselho Fiscal:
MarilenaZanon
Marilena Zanon

Foi Diretora de Treinamento, Desenvolvimento e Educação na Gestão 2008-2012 e membro do Conselho Fiscal na Gestão 2012-2016 do SINSESP. Doutora em Língua Portuguesa. Professora de Português. Parecerista da Revista Gestão e Secretariado – GESEC. Foi membro da Comissão de Avaliação do ENADE-INEP-MEC, para cursos de secretariado, docente colaboradora do NEHL-Núcleo de Estudos de Historiografia Linguística. Participa de vários congressos nacionais e internacionais, com publicação de trabalhos em Anais e Revistas específicas. Secretária – SRTE n. 8.353/2001.

dircelia
Dircélia Merlin dos Santos

Coach (Certificações SBC-Institute of Coaching Research as Personal, Professional, Executive, Positive and Business Coaching); atuou como Diretora de Comunicação e Marketing Institucional na Gestão 2008-2012 e membro do Conselho Fiscal na Gestão 2012-2016 do SINSESP. Secretária Executiva Bilíngue – SRTE nº 1.036/1987. Pós-graduada em Gestão de RH e Didática do Ensino Superior pela FECAP. Participante de palestra proferida pelo Dr. Daniel Goleman – Harvard Business Brasil, sobre Inteligência Emocional com foco na Sustentabilidade. Atuando como secretária, desde 1972, em diversos segmentos de mercado junto a empresas multinacionais/nacionais, instituições bancárias e financeiras. Professora de inglês, palestrante, participante em bancas de conclusão de cursos de Secretariado Executivo em Universidades Paulistas. Atualmente, Secretária de Presidência Holding do Grupo Itapemirim. Diretora do Develop (participando em diversos Congressos Nacionais e Internacionais). Atuou como Membro do Comitê de Educação (Projeto Docente & Docente-SINSESP), Co-autora no Livro Excelência no Secretariado da Editora Ser Mais.

walkiria-2018
Walkíria Gomes de Almeida

Mestre em Administração, com concentração em Gestão Internacional, pela ESPM- Escola Superior de Marketing e Propaganda. Especialista em Gestão Empresarial pela FECAP. Conselheira do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo-SINSESP, Gestão 2016/2020. Diretora da empresa PhorumGroup, Consultora da Toucher Desenvolvimento Humano, Facilitadora  de cursos na Unisescon – Universidade Corporativa do SESCON – Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo. Palestrante nacional de temas diversos. Autora do livro Competências dos Profissionais de Secretariado em diferentes empresas, Novas Edições Acadêmicas, 2017. Coautora do livro Excelência no Secretariado, Editora SerMais, 2013. Possui 30 anos de experiência como Secretária Executiva de empresas de grande porte. Coautora do projeto premiado na CONASEC 2016, 1º lugar no voto popular: “Curso Preparatório para Docência na Área de Secretariado”. Coautora do SecretariadoOnline, lançado em outubro de 2017.