Evento internacional do Secretariado, encerrado neste sábado, 19, em São Paulo, debateu o futuro da profissão

Por Gislene Madarazo e Viviane Barbosa

Para Isabel Cristina Baptista, gestora do Congresso Internacional do Secretariado – COINS 2019, a possibilidade de a profissão de secretária deixar de existir, mesmo diante dos avanços da inteligência artificial, está descartada. Foram três dias de debates, estudos e palestras, de 17 a 19 de outubro, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, em torno de temas como inteligentes múltiplas; fim da profissão e os riscos de vir a ser automatizada.

“Existe até a perspectiva de crescimento, segundo dados do IPEA. Na década de 40, tínhamos papéis mais operacionais. Hoje, estamos assumindo papéis mais estratégicos, atendendo uma demanda provocada pelo próprio mercado de trabalho. Existe possibilidade de crescimento e atualização”, pontuou Isabel.

Esta 5ª Edição, o COINS 2019 reuniu 460 pessoas de 19 estados da federação e uma delegação internacional de Angola, envolvendo os promotores e prestadores de serviços. Na programação, workshops, e onze palestrantes nacionais e internacionais, que buscaram proporcionar aos participantes experiências e intercâmbios com a realidade da profissão no Brasil e no exterior.

Entre as personalidades internacionais, destacaram-se Zelda La Grange, assistente pessoal de Nelson Mandela e autora do livro “Bom dia, Sr. Mandela”; a espanhola Èrika Martín, que abordou sobre a tecnologia na Espanha, e a locutora novaiorquina Susan Becker; uma das vozes mais ouvidas da América.

“Para que o profissional do secretariado continue sendo imprescindível dentro das organizações, é importante que ele esteja antenado”, alerta Isabel. “Precisa ter visão estratégia, criatividade e saber agir com mentalidade no ambiente digital”.

O próximo COINS será em 2021, mantendo o foco no desenvolvimento profissional e a busca contínua de aprimoramento. “Trabalhamos sempre o ‘humano’, queremos provocar a reflexão: o nosso coração, a nossa humanização e o talento prevalecem; as ferramentas digitais só vem para facilitar o foco na criatividade e no trabalho. Assim, o lugar da secretária e do secretário estão garantidos no escritório do futuro”, finaliza.

Mais informações, fotos, vídeos e entrevistas podem ser solicitadas a Assessoria de Imprensa.

Gislene Madarazo e Viviane Barbosa
Assessoria de Imprensa COINS 2019

Comente usando o Facebook